Definição – O que significa PC Card?
Uma placa de PC é um padrão para a interface periférica para laptops / notebooks. Os cartões PC são definidos e desenvolvidos pela Associação Internacional de Cartões de Memória para Computadores Pessoais (PCMCIA), um grupo de organizações da indústria nos EUA que foi criado para desafiar o padrão da Associação de Desenvolvimento da Indústria Eletrônica do Japão para cartões de expansão de memória.
Não sendo mais comumente usado para expansão de memória, o cartão PC se tornou o padrão geral para conectar dispositivos periféricos de laptop / notebook, como placas de rede, modems, discos rígidos e cartões de memória para as primeiras câmeras digitais. Embora alguns computadores portáteis ainda usem placas de PC, eles foram amplamente substituídos pela interface ExpressCard.
Definirtec explica PC Card
Anteriormente chamado de cartões PCMCIA, o cartão PC usava uma interface de conexão de duas fileiras de 68 pinos e tinha o tamanho de um cartão de crédito. Ele varia em espessura de 0.13 a 0.64 polegadas e foi originalmente construído em torno de uma plataforma de barramento de Arquitetura Padrão da Indústria de 16 bits.
As placas de PC vêm em cinco tipos:
- Cartões Tipo I: Projetados de acordo com as especificações originais. Eles apresentavam uma interface de 16 bits e eram normalmente usados para dispositivos de memória como RAM, memória flash, memória programável única e cartões de memória de acesso aleatório estático.
- Placas Tipo II: Apresentam uma interface de 16 ou 32 bits. Essas placas introduziram suporte de entrada / saída, que permitiu a conexão de uma variedade de periféricos diretamente ou por meio de um cabo curto.
- Placas do tipo III: também eram de 16 ou 32 bits e acomodavam uma unidade de disco rígido e outras placas de interface com conectores de tamanho normal.
- Cartões Tipo IV: Introduzidos pela Toshiba, eles não foram oficialmente padronizados ou sancionados pelo PCMCIA.
- Cartões Compact Flash: Cartões menores que apresentam uma interface de cartão PC de 50 pinos com modo de memória e modo de interface de armazenamento ATA. Eles são comumente usados em câmeras digitais reflex de lente única e outros dispositivos modernos.
Hoje, quase todas as funções para as quais a interface da placa de PC foi projetada são alimentadas por dispositivos USB. O ExpressCard, que substituiu o PC Card, possui uma interface USB.