Definição – O que significa Chip Art?
Chip art refere-se à arte em microescala impressa em circuitos integrados. Quando os chips são projetados e dispostos, às vezes há espaços vazios que não são ocupados por ônibus e outros componentes; os designers de chips muitas vezes tomam a liberdade de usar os espaços vazios para adicionar sua própria assinatura ou outras imagens, desde iniciais simples a desenhos mais complicados.
Chip art também é conhecido como silicon art, silicon doodling ou chip graffiti.
Definirtec explica Chip Art
Chip art envolve a inclusão de imagens e outros ícones ou assinaturas no negativo (máscara) de um chip que será gravado em um wafer de silício por meio de fotolitografia. Dado o tamanho microscópico das partes dos chips, a arte do chip não pode ser vista sem um microscópio, e o fato de os designers não anunciarem que adicionaram algo extra ou um ovo de Páscoa a certos chips significa que há vários chips não descobertos obras de arte lá fora.
Chip art também foi considerado como uma forma de proteção de direitos autorais antes de 1984 porque se um concorrente fosse capaz de produzir um chip semelhante e, após exame, esse chip contivesse as mesmas imagens ou rabiscos, serviria como uma forte evidência de que o design era copiado ou roubado.
Por causa da natureza oculta da chip art, sua existência não se tornou de conhecimento público até que o fotógrafo Michael Davidson acidentalmente tropeçou nele ao fotografar os padrões geométricos de microchips em 1998. O Smithsonian Institution agora tem uma grande coleção de chip art, graças a Davidson e outros contribuintes, como Chipworks, um provedor de serviços de engenharia reversa.