Definição – o que significa G.711?
G.711 é um padrão de modulação de código de pulso padrão usado por todos os fornecedores de intercâmbio de ramal privado de protocolo da Internet e redes telefônicas públicas comutadas. O G.711 digitaliza sinais de voz analógicos para produzir saída a 64 Kbps.
Este padrão ITU Telecommunications Standardization Sector (ITU-T) para compactação de áudio é usado para codificar o áudio do telefone. É considerada a língua nativa da moderna rede de telefonia digital.
Definirtec explica G.711
G.711 tem uma tolerância em 8,000 amostras por segundo como 50 partes por milhão. A quantização não uniforme com 8 bits é usada para representar cada amostra produzindo uma taxa de bits de 64 Kbps.
As duas versões diferentes do G.711 são µ-law, que é usado principalmente na América do Norte, e A-law, que é usado em países fora da América do Norte. A diferença entre os dois é baseada na amostragem de sinais analógicos, que é realizada de forma logarítmica. A-law tem mais faixa dinâmica do que µ-law e, portanto, produz um som menos difuso porque os artefatos de amostragem são mais bem suprimidos.
Os valores de sinal mais baixos são codificados usando mais bits, enquanto os valores de sinal mais altos requerem poucos bits, garantindo que os sinais de baixa amplitude sejam representados enquanto mantém a faixa suficiente para codificar a alta amplitude. A codificação real não faz uso de funções logarítmicas. O intervalo de entrada é dividido em segmentos em que cada segmento usa intervalos diferentes entre os valores de decisão. A maioria dos segmentos contém 16 intervalos e o tamanho do intervalo dobra de um segmento para outro.
O G.711 usado junto com o VoIP oferece qualidade de voz superior, pois nenhuma compressão é usada. É o mesmo codec usado por redes telefônicas públicas comutadas e linhas de rede digital de serviços integrados. G.711 é compatível com a maioria dos provedores de VoIP.