Definição – O que significa Cloudwashing?
Cloudwashing é um termo pejorativo para uma solução supostamente baseada em nuvem que não usa nenhum recurso de nuvem verdadeiro. A implicação por trás do termo é que uma empresa está tentando passar os produtos existentes que não são da nuvem como “computação em nuvem”. As empresas que acreditam estar limpando a nuvem estão supostamente inflando seu portfólio de produtos em nuvem em suas demonstrações financeiras.
Definirtec explica Cloudwashing
As pessoas que usam a palavra “lavagem em nuvem” acreditam que muitas empresas estão aumentando artificialmente o número de produtos em nuvem porque a computação em nuvem se tornou a última palavra da moda.
De acordo com a TechTarget, as verdadeiras soluções em nuvem são provisionadas pelo usuário e dependem do faturamento pago por uso usando arquiteturas multilocatário. “Cloudwashing” é aplicado a empresas, especialmente aquelas no mundo do mainframe, que tentam reformular soluções antigas usando a nuvem.
O termo é análogo a outro termo pejorativo, “greenwashing”, em que as corporações tentam alegar que seus produtos são ecologicamente corretos, quando na verdade não o são.
Como os provedores de nuvem estão supostamente aumentando o número de produtos de nuvem que eles têm nas demonstrações financeiras que devem apresentar como empresas de capital aberto, a prática atraiu alguma atenção jurídica. A US Securities and Exchange Commission questionou a IBM sobre a suposta inflação de seu portfólio de nuvem em 2013. Em 2016, Svetlana Blackburn, uma ex-gerente financeira sênior da Oracle, entrou com um processo alegando que a empresa a demitiu por se recusar a exagerar nas vendas de produtos em nuvem da empresa . A Oracle entrou com uma contra-ação pelo que disse ser um processo malicioso.
Mesmo que a nuvem seja a última palavra da moda, o conceito por trás dela dificilmente é novo, com planos para “computação utilitária” surgindo pela primeira vez na década de 1960.