Definição – O que significa a Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Convenção de Berna)?
A Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Convenção de Berna) é um acordo internacional de direitos autorais que exige tratamento igual para as obras protegidas por direitos autorais dos signatários de Berna, conhecidos como União de Berna. Exige que os países membros signatários reconheçam as obras literárias ou artísticas protegidas por direitos autorais, da mesma forma que seus direitos autorais nacionais são reconhecidos. Por exemplo, a lei de direitos autorais dos EUA se aplica a qualquer coisa publicada nos Estados Unidos, independentemente da origem do trabalho.
A Convenção de Berna foi adotada em 1886 em Berna, Suíça.
Definirtec explica a Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Convenção de Berna)
De acordo com a Convenção de Berna, todas as obras – exceto cinematografia e fotografia – são protegidas por direitos autorais por um período mínimo de 50 anos após a morte de um autor, mas prazos mais longos podem ser fornecidos às partes relacionadas.
Embora a Convenção de Berna aplique a lei de direitos autorais do membro signatário, a “regra do prazo mais curto” se aplica sob o artigo 7.8, que afirma que um autor não tem direito a um prazo de copyright maior do que o prazo mantido em casa, mesmo se um país as leis fornecem um prazo mais longo. No entanto, nem todos os países aderem a esta regra.
A Convenção de Berna também permite que os signatários apliquem o uso justo de obras protegidas por direitos autorais em outras transmissões ou publicações, conforme refletido no Tratado de Direitos Autorais da WIPO de 1996. Esta linguagem pode implicar que os provedores de serviços de Internet (ISP) não são responsáveis por comunicações não autorizadas entre usuários.