Definição – o que significa kernel do Linux?
O kernel Linux é um kernel de sistema operacional (SO) definido como Unix-like por natureza. É usado em diferentes sistemas operacionais, principalmente na forma de diferentes distribuições Linux.
O kernel Linux foi o primeiro exemplo verdadeiramente completo e proeminente de software livre e de código aberto que levou à sua ampla adoção e recebeu contribuições de milhares de desenvolvedores.
Definirtec explica o kernel do Linux
O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, um estudante da Universidade de Helsinque na Finlândia. Ele rapidamente ganhou terreno à medida que os programadores adaptaram o código-fonte de outros projetos de software livre para estender a funcionalidade do kernel.
Torvalds começou com um alternador de tarefas escrito na linguagem assembly 80386, bem como um driver de terminal, e depois postou no grupo comp.os.minix Usenet. Ele foi rapidamente adaptado pela comunidade MINIX, que contribuiu com ideias e código para o projeto.
O kernel do Linux cresceu em popularidade porque o próprio kernel do GNU, GNU Hurd, estava indisponível e incompleto, e o sistema operacional Berkeley Software Distribution (BSD) ainda estava sobrecarregado por questões legais. Com a ajuda da comunidade de desenvolvedores, o Linux 0.01 foi lançado em 17 de setembro de 1991.