Definição – O que significa o Registro do Windows?
O registro do Windows é um banco de dados estruturado hierarquicamente que é usado para armazenar dados relacionados às definições de configuração, software e preferências do usuário em um sistema operacional (SO) Microsoft Windows. Ele contém entradas e valores que controlam o comportamento de certas configurações e preferências do usuário, bem como informações para componentes do sistema operacional e aplicativos que operam em um nível baixo.
A maioria dos aplicativos do Windows grava entradas no registro do Windows durante o processo de instalação.
Definirtec explica o registro do Windows
Os recursos e vantagens do registro do Windows são os seguintes:
- Todos os componentes e aplicativos do sistema operacional de baixo nível e de terceiros, como drivers de dispositivo e kernels, podem acessar o registro.
- Para traçar o perfil de desempenho do sistema, ele facilita o acesso aos contadores necessários.
- Ele armazena e reflete as alterações do usuário em configurações, preferências, políticas e aplicativos.
- Dependendo da versão do Windows, ele armazena arquivos físicos do registro em diferentes locais.
- Ele contém dois elementos: chaves, que são semelhantes em conceito às pastas do Windows, e valores, que são semelhantes aos arquivos.
- Os arquivos do registro devem ser editados com o editor do registro ou outro aplicativo de terceiros, pois as modificações do arquivo não podem ser aplicadas diretamente.
- Embora seja possível excluir fisicamente os valores e as chaves do Registro, a Microsoft fornece a ferramenta RegClean para automatizar esse processo.
As desvantagens do registro do Windows são as seguintes:
- Transferir configurações de usuário por programa entre máquinas Windows é entediante, pois o registro do Windows depende muito da máquina local.
- Embora versões tão antigas quanto o Windows NT usem arquivos de log de transações com base em dois níveis para proteger as entradas do registro, qualquer corrupção do registro pode ser resolvida reinstalando o sistema operacional.
- Ele precisa de um desinstalador dedicado para remover entradas do registro para aplicativos baseados em uma estrutura .NET.