Definição – o que significa a sincronização de quadros?
O termo sincronização de quadro é usado em dois contextos diferentes. No caso do vídeo, refere-se ao processo de sincronização da varredura de pixel da tela para uma fonte de sincronização. No caso da telecomunicação, é o processo pelo qual os dados de quadro recebidos são extraídos para decodificação com a ajuda de sinais de alinhamento de quadro. Esse processo é chamado assim porque o enquadramento e a sincronização devem ser executados sempre que ocorrer um evento de escorregamento de bits durante a transmissão de dados.
Definirtec explica a sincronização de quadros
A sincronização de quadros pode ser definida como o processo de identificação de dados válidos de uma transmissão de dados em quadros. Quando os quadros de dados são transmitidos do emissor para um receptor, mas são interrompidos, o receptor deve sincronizar novamente. O processo usado para a sincronização entre o emissor e o receptor é conhecido como sincronização de quadros.
Alguns dos esquemas comuns de sincronização de quadros são os seguintes:
- Framing bit
- Syncword framing
- Enquadramento baseado em verificação de redundância cíclica
A seguir estão os quatro métodos principais de sincronização de quadros:
- Baseado em tempo – usa um período específico de tempo entre os quadros para a sincronização.
- Contagem de caracteres – usa a contagem dos caracteres restantes no cabeçalho do quadro.
- Byte stuffing – Usa sequências de bytes especiais como DLE (escape de link de dados), STX (início do texto) e ETX (fim do texto).
- Enchimento de bits – Usa padrões de bits especiais para denotar o início e o fim de um quadro.
O sistema que realiza o processo de sincronização de quadros é conhecido como sincronizador de quadros. Um sincronizador de quadros alinha os quadros de um fluxo binário de modulação de código de pulso. A correlação cruzada, a sincronização autorreferencial ou quaisquer métodos semelhantes podem ser usados no processo de sincronização de quadros.
A subcamada de controle de acesso à mídia da camada de enlace de dados geralmente cuida do processo de sincronização de quadros, que determina onde um quadro de dados termina e o próximo começa.
No caso de reprodução de vídeo, a sincronização de quadro se refere ao processo de combinar o tempo de uma fonte de vídeo de entrada com o tempo de um sistema de vídeo existente. O sincronizador de quadros usado na produção de televisão combina a base de tempo de cada quadro em um vídeo com um sistema de vídeo profissional. Também faz uso de um sinal de gunlock comum para garantir que todo o equipamento funcione com uma base de tempo comum. Este tipo de sincronizador de quadro é usado para corrigir as falhas que podem surgir nas reproduções de vídeo.