Definição – o que significa o Exadata?
O Exadata é uma máquina de banco de dados projetada pela Oracle que fornece aos usuários funcionalidade otimizada pertencente a bancos de dados de classe empresarial e suas cargas de trabalho associadas. O Exadata é uma máquina servidora de banco de dados composta que usa o software de banco de dados Oracle e o equipamento servidor de hardware desenvolvido pela Sun Microsystems.
A Oracle considera o Exadata o servidor de banco de dados mais rápido já construído, principalmente devido ao seu banco de dados altamente poderoso e inteligente, onde o tempo de conclusão da consulta é 10 vezes mais rápido, mesmo em um grande data warehouse.
Definirtec explica Exadata
O Exadata é um aplicativo de banco de dados que tem a capacidade de fornecer suporte a uma combinação de sistemas de banco de dados, como OLTP e OLAP, os sistemas de banco de dados transacional e analítico. O Exadata foi inicialmente projetado em um esforço colaborativo entre a Oracle e a HP, em que a Oracle desenvolveu o sistema operacional baseado em Linux e o software de banco de dados, enquanto a HP projetou o hardware de servidor do sistema. No entanto, depois que a Oracle adquiriu a Sun Microsystems em 2010, o Exadata Versão 2 passou a usar a tecnologia Sun Microsystems Storage Systems.