Definição – O que significa o Entity Data Model (EDM)?
Modelo de dados de entidade (EDM) refere-se a um conjunto de conceitos que descrevem a estrutura de dados, independentemente de sua forma armazenada. Este modelo usa três conceitos-chave para descrever a estrutura de dados: tipo de entidade, tipo de associação e propriedade. EDM suporta um conjunto de tipos de dados primitivos que definem propriedades em um modelo conceitual.
Definirtec explica Entity Data Model (EDM)
O bloco de construção fundamental usado para descrever a estrutura de dados dentro do modelo de dados de entidade (EDM) é o tipo de entidade. O tipo de entidade serve como um modelo para entidades, que representam um objeto específico com uma chave de entidade exclusiva dentro do conjunto de entidades, uma coleção de instâncias de um tipo de entidade específico. No modelo conceitual, os tipos de entidade são construídos a partir de propriedades e descrevem a estrutura dos conceitos de nível superior. Os conjuntos de entidades são agrupados logicamente em um contêiner de entidade.
Os tipos de dados primitivos suportados pelo EDM incluem string, Boolean e Int32, entre outros. Eles são proxies para tipos de dados primitivos reais suportados em um ambiente de armazenamento ou hospedagem. No entanto, este modelo não define a semântica das operações ou conversão sobre tipos de dados primitivos. A semântica é definida pelo ambiente de armazenamento ou hospedagem. O EDM também suporta herança para tipos de entidade onde um tipo de entidade é derivado de outro.
EDM tem namespaces, que funcionam como recipientes abstratos para tipos de entidade, tipos complexos e associações. Esses namespaces fornecem contexto para os objetos que contêm e fornecem maneiras de eliminar a ambiguidade de objetos com o mesmo nome. O EDM também fornece sintaxe XML, que é chamada de linguagem de definição de esquema conceitual.