Definição – o que significa virtualização de fone de ouvido?
A virtualização de fone de ouvido é uma técnica de processamento de som na qual uma experiência de som surround é fornecida em fones de ouvido estéreo padrão por meio de chips ou placas de som baseados em DSP (Digital Signal Processing). Ele é ativado por meio do sistema operacional (SO) ou do firmware/driver da placa de som.
A virtualização de fones de ouvido foi disponibilizada pela primeira vez no Windows Vista.
Definirtec explica virtualização de fone de ouvido
A virtualização de fone de ouvido permite que um fone de ouvido de dois canais forneça desempenho de som Dolby 5.1 ou superior. É construído com base nos princípios da tecnologia de funções de transferência relacionadas à cabeça (conhecido em inglês pelo acrônimo HRTF), que usa o design estrutural de uma cabeça humana para transmitir diferentes sinais sonoros.
Ao contrário dos fones de ouvido típicos, que transmitem som diretamente dentro dos ouvidos, a virtualização dos fones de ouvido oferece som fora ou ao redor da experiência de audição da cabeça. Um usuário pode facilmente diferenciar o som que emerge da esquerda para a direita, da direita para a esquerda ou do centro para baixo, etc.