Réplica

Definição – o que significa replicação?

A replicação é a cópia contínua das alterações de dados de um banco de dados (editor) para outro (assinante). Os dois bancos de dados geralmente estão localizados em servidores físicos diferentes, resultando em uma estrutura de balanceamento de carga distribuindo consultas de banco de dados variadas e fornecendo capacidade de failover. O servidor do banco de dados do assinante pode ser configurado como backup no caso de falha do servidor do banco de dados do editor.

Definirtec explica a replicação

Ao implementar a replicação, os sistemas de banco de dados usam uma variedade de métodos, mas usam o mesmo conceito. Se houver uma maneira de copiar dados com frequência de um banco de dados para outro, ou mesmo para uma terceira versão do mesmo banco de dados, dois objetivos principais de administração de banco de dados podem ser alcançados: capacidade de failover e balanceamento de carga.

Depois que os dados são distribuídos entre dois ou mais servidores, os usuários consultores não precisam se conectar a um banco de dados primário. Se a replicação for configurada designando o banco de dados primário como o editor, algumas consultas podem ser redirecionadas para o assinante. Conhecido como balanceamento de carga, esse processo é útil para bancos de dados com alto tráfego de usuários.

A replicação também pode fornecer capacidade de failover. Quando os dados são mantidos em dois servidores separados, um assinante pode ser configurado como o principal padrão se o editor ficar indisponível.

Existem três métodos de replicação diferentes:

  • Replicação de instantâneo: os dados são copiados do editor para os assinantes.
    Nota: As alterações do assinante devem vir do editor. Assim, apenas o assinante pode ser consultado; mas seus dados não podem ser editados pelos usuários.
  • Replicação de mesclagem: os dados são combinados de dois ou mais bancos de dados em um banco de dados supermaster, que é mais complicado de implementar do que a replicação de instantâneo.
  • Replicação transacional: O banco de dados completo é copiado, seguido por atualizações do editor que são periodicamente copiadas para o (s) assinante (s).

Se dados importantes forem excluídos acidentalmente do editor, a replicação excluirá os mesmos dados de seu (s) assinante (s). A replicação não substitui os backups.