Definição – o que significa resolução de nomes?
A resolução de nomes, no contexto da programação, é a vinculação de identificadores dentro do ambiente de programação aos componentes reais do programa que eles representam. Esses nomes podem ser armazenados em tabelas de pesquisa ou como parte de uma hierarquia de namespace. O objetivo da nomenclatura é fornecer uma referência abreviada para o material codificado. O processo pode ser usado para chamar uma função, variável ou outro componente de um repositório de entidades nomeadas.
Definirtec explica a resolução de nomes
O nome de um componente de programação pode ser uma escolha arbitrária do programador, ou pode ser algo com sintaxe específica atribuída por um algoritmo da linguagem de programação. O namespace de um identificador fornece o contexto. O mesmo nome em dois namespaces diferentes pode se referir a componentes de programação totalmente diferentes. O escopo de uma variável determina onde ela pode estar disponível para uso em um programa.
Os nomes atribuídos às sub-rotinas permitem que sejam chamados facilmente sem inserir o código inteiro. A capacidade de acessar uma sub-rotina usando um nome é uma das maiores vantagens da programação.
A resolução de nomes pode ocorrer quando o programa é compilado ou em tempo de execução. A primeira é chamada de resolução estática de nomes e a outra é chamada de resolução dinâmica de nomes.
Esta definição foi escrita no contexto da Programação