Definição – o que significa ciclo de vida do produto?
O ciclo de vida do produto é um ciclo de teoria de marketing ou uma sucessão de estratégias experimentadas por cada produto que começa com a introdução de um produto, às vezes referido como pesquisa e desenvolvimento, seguido pelo crescimento das vendas, maturidade e finalmente saturação e declínio do mercado.
O ciclo de vida do produto é paralelo e análogo ao dos seres humanos e animais, ou seja, do nascimento ao crescimento, à maturidade, ao declínio e, finalmente, à morte. Para produtos, isso envolve muitas disciplinas, habilidades, ferramentas e processos, à medida que o produto passa pelas forças de mercado envolvendo matérias-primas, peças, vários processos de negócios, custos, distribuição aos mercados e vendas.
Definirtec explica o ciclo de vida do produto
As quatro fases do ciclo de vida do produto são as seguintes:
Etapa de introdução ao mercado – A ideia do novo produto é processada por meio de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os custos são altos, geralmente com pouca competição (a menos que a competição esteja fazendo simultaneamente sua P&D); o pessoal de marketing começa a criar a demanda / desejo do cliente pelo produto; e as vendas estão todas no futuro.
Crescimento – O novo produto começa a ser vendido e as receitas aumentam à medida que novos concorrentes frequentemente entram no mercado. Esforços são feitos para expandir a distribuição à medida que recursos e capacidades inovadoras do produto têm precedência sobre o preço. Os produtos bem-sucedidos apresentam altos níveis de lucro neste estágio, à medida que os custos diminuem com as economias de escala e aumenta a conscientização do público sobre o produto. À medida que a concorrência aumenta, ainda mais o preço se torna mais crítico e começa a diminuir; em um grau pequeno ou grande, uma guerra de preços está presente à medida que produtos concorrentes lutam por sua participação no mercado.
Maturidade – O novo produto torna-se um pouco menos novo, pois agora é padronizado, bem conhecido e consolidado e cada vez mais distribuído para mercados maiores com dimensões nacionais ou mesmo internacionais. As guerras de custos se intensificam e as instalações de produção são simplificadas e, às vezes, até mesmo transferidas para locais com mão de obra barata para controlar os custos. O volume de vendas é maximizado conforme a saturação do mercado é atingida; então, as forças de competição de preços diminuem ainda mais. O consumo público torna-se dependente da preferência da marca e da diversificação de recursos, e a empresa e sua concorrência lutam para manter ou aumentar a participação no mercado. Perto do final desta fase, os lucros diminuirão.
Declínio – O antes novo produto está se tornando rapidamente obsoleto à medida que consumidores de baixa renda entram no mercado e / ou o produto é importado para países em desenvolvimento. Esforços são feitos para reduzir os custos de produção e distribuição, que se tornam as principais preocupações à medida que as vendas e as margens de lucro diminuem ainda mais. Os lucros tornam-se muito pequenos para serem viáveis e o produto acaba sendo aposentado, marcando o fim do ciclo de vida do produto.
O ciclo de vida de produtos de tecnologia não é diferente de qualquer outra indústria, embora se possa argumentar que a velocidade com que um produto se torna obsoleto é muito maior.