Definição – o que significa armazenamento volátil?
O armazenamento volátil é um tipo de memória de computador que precisa de energia para preservar os dados armazenados. Se o computador for desligado, tudo o que estiver armazenado na memória volátil será removido ou excluído.
Toda a memória de acesso aleatório (RAM), exceto a RAM CMOS usada no BIOS, é volátil. A RAM é normalmente usada como armazenamento primário ou memória principal em sistemas de computador. Como o armazenamento primário exige velocidade extrema, ele usa principalmente memória volátil. Devido à natureza volátil da RAM, os usuários geralmente precisam salvar seu trabalho em um meio permanente não volátil, como um disco rígido, para evitar a perda de dados.
O armazenamento volátil também é conhecido como memória volátil ou memória temporária.
Definirtec explica armazenamento volátil
Existem dois tipos de RAM volátil: dinâmica e estática. Embora ambos os tipos precisem de corrente elétrica contínua para o funcionamento adequado, também existem algumas diferenças importantes.
RAM dinâmica (DRAM) é muito popular devido ao seu custo-benefício. Se um computador tiver 1 gigabyte ou 512 megabytes de RAM, a especificação descreve a RAM dinâmica (DRAM). A DRAM armazena cada bit de informação em um capacitor diferente dentro do circuito integrado. Os chips DRAM precisam de apenas um único capacitor e um transistor para armazenar cada bit de informação. Isso torna o espaço eficiente e barato.
A principal vantagem da RAM estática (SRAM) é que ela é muito mais rápida do que a RAM dinâmica. Sua desvantagem é o preço alto. SRAM não precisa de atualizações elétricas contínuas, mas ainda requer corrente constante para sustentar a diferença de voltagem. Em geral, a SRAM precisa de menos energia do que a DRAM, embora os requisitos de energia sejam diferentes com base na velocidade do clock do computador. Em velocidades moderadas, a SRAM geralmente requer apenas uma fração da energia usada pela DRAM. Quando ocioso, os requisitos de energia da RAM estática são baixos. Cada bit em um chip de RAM estático precisa de uma célula de seis transistores, enquanto a RAM dinâmica requer apenas um capacitor e um transistor. Como resultado, a SRAM é incapaz de realizar os recursos de armazenamento da família DRAM.
SRAM é mais comumente usado em dispositivos de rede, como switches, roteadores, modems a cabo, etc., para armazenar em buffer as informações transmitidas.
A estrutura física e as propriedades eletrônicas da memória volátil a tornam mais rápida em comparação com dispositivos de armazenamento eletromecânicos, como discos rígidos, o que a torna uma candidata ideal como a principal forma de memória do computador.
Em termos de segurança, a memória volátil é muito segura, pois não retém nenhum registro depois que a energia é removida, de modo que nenhum dado pode ser recuperado. No entanto, esta é uma faca de dois gumes, uma vez que todos os dados são perdidos se houver interrupção de energia.