Definição – O que significa a Lei de Finagle?
A lei de Finagle é um princípio que sugere que os piores resultados acontecerão nos momentos mais inoportunos. Muitos consideram a lei de Finagle um corolário da lei de Murphy, que afirma que quaisquer resultados negativos eventualmente acontecerão. Ambas as idéias são baseadas na teoria científica em torno da termodinâmica e têm sido usadas na ficção científica, bem como na análise tecnológica.
A lei de Finagle também é conhecida como a lei de Finagle dos negativos dinâmicos.
Definirtec explica a Lei de Finagle
A lei de Finagle também gerou seus próprios corolários, entre eles a lei de O’Toole, que costuma ser explicada como entropia, ou a tendência de um sistema fechado à desordem. Essas ideias, que podem ser formadas cientificamente ou em um sentido mais coloquial como um tipo de pessimismo, às vezes são úteis para testar planos e outros estudos tecnológicos. Aqueles que pensam sobre a lei de Finagle e ideias associadas tendem a antecipar problemas e construir a prevenção, levando a tecnologias mais fortes.
Outro elemento da lei de Finagle é às vezes chamado de “resistencialismo” ou “natureza maliciosa de objetos inanimados”. Essa é uma ideia bastante obscura em TI, mas algo que muitos usuários de tecnologia podem pensar quando encontram problemas com um dispositivo ou software. Muitas vezes pode parecer que as máquinas ou outras tecnologias estão “atrás de nós”, apesar de todas as evidências contra a inteligência artificial real. Essa ideia pode ser rastreada até a lei de Finagle e teorias relacionadas.