Definição – O que significa Sony / Philips Digital Interface (S / PDIF)?
A Sony / Philips Digital Interface (S / PDIF) é um protocolo que usa um cabo elétrico ou óptico para transportar sinais de áudio digital entre componentes e dispositivos em curtas distâncias. S / PDIF permite a transferência de arquivos de áudio entre dispositivos sem a necessidade de conversão para analógico e vice-versa. Dependendo de sua finalidade, ele pode usar cabos de fibra óptica via TOSLINK ou um cabo coaxial com conectores RCA.
Seu nome formal é Sony / Philips Digital Interface Format (S / PDIF)
Definirtec explica a interface digital Sony / Philips (S / PDIF)
S / PDIF é usado para os seguintes processos:
- Interconectar componentes de home theater e equipamentos de áudio digital, como aqueles que usam o formato DAT
- Interconectar outros dispositivos de processamento de áudio para transmitir dados de áudio em vários formatos, sendo a taxa de amostragem de 48 kHz o formato mais comum usado em DAT e o formato de 44.1 KHz usado em CDs de áudio.
Como o formato S / PDIF não tem um padrão de taxa de dados definido que permita o suporte de ambos ou formatos adicionais, ele envia dados usando um código de marca bifásica, que tem uma ou duas transições por bit e permite a extração direta do word clock original do sinal digital. Uma ressalva a este formato de interface é que o receptor não tem controle sobre a taxa de dados. Portanto, ele deve sincronizar sua conversão com o relógio da fonte para evitar o deslizamento de bits.