Definição – o que significa worm da Internet?
Um worm da Internet é um tipo de software malicioso (malware) que se auto-replica e distribui cópias de si mesmo em sua rede. Esses vírus virtuais independentes se espalham pela Internet, invadem os computadores e se replicam sem intervenção e sem o conhecimento dos usuários de computador.
Os worms da Internet podem ser incluídos em qualquer tipo de vírus, script ou programa. Esses worms normalmente infectam sistemas explorando bugs ou vulnerabilidades que podem ser encontrados em softwares legítimos. Ao contrário dos cavalos de Tróia ou outros vírus que exigem a intervenção do usuário para se espalhar, os worms da Internet podem se espalhar por conta própria. Isso os torna extremamente perigosos.
Os worms da Internet também são conhecidos como worms de computador.
Definirtec explica o worm da Internet
Os worms da Internet usam várias técnicas para se multiplicar na Internet. Os worms iniciais apenas examinavam os discos rígidos e pastas da rede local e, em seguida, inseriam-se nos programas.
Na década de 1990, os worms da Internet surgiram na forma de scripts do Visual Basic que eram replicados em computadores com Windows. Esses worms usavam o e-mail do usuário para se espalharem para todos os endereços disponíveis na agenda do usuário.
Em 2001, os worms da Internet começaram a explorar vulnerabilidades no sistema operacional Windows para infectar máquinas diretamente pela Internet. Posteriormente, a Microsoft lançou atualizações automáticas do sistema operacional para evitar esse problema. Provavelmente, o worm da Internet mais poderoso em termos de escopo foi o Code Red Worm, que varreu a Internet e atacou computadores suscetíveis que executavam o servidor Web Windows IIS.
Os worms da Internet são incorporados ao software e penetram na maioria dos firewalls e outras formas de segurança de rede. Os aplicativos de software antivírus combatem os worms junto com outras formas de malware, como vírus.