Definição – o que significa o worm Sasser?
Um worm Sasser é um worm de computador voltado principalmente para computadores que executam sistemas operacionais Microsoft, como o Windows XP e o Windows 2000. O worm Sasser transmite ao explorar uma porta de rede vulnerável. Este worm pode se espalhar facilmente de um computador para outro sem a interferência do usuário.
O worm Sasser foi descoberto pela primeira vez em abril de 2004. Pertence a uma família de worms auto-executáveis conhecida como W32.Sasser.
Definirtec explica o worm Sasser
O worm Sasser foi escrito por um estudante alemão de ciência da computação chamado Sven Jaschan. O worm foi notado pela primeira vez quando explorou uma saturação de buffer em um processo chamado serviço de subsistema de autoridade de segurança local (LSASS), que impõe políticas de segurança no sistema. Ele tem a capacidade de se espalhar para muitos computadores rapidamente. O worm Sasser usa a porta TCP número 445 para atacar um computador. (Embora alguns pesquisadores da Microsoft também afirmem que ela pode usar a porta 139).
Em pouco tempo, as variantes Sasser-A, Sasser-B e Sasser-C afetaram centenas de computadores em todo o mundo.
A família de worms W32.Sasser também pode ser executada em computadores com sistemas operacionais Windows 95, 98 e ME. Em alguns sistemas, o worm pode fazer com que o LSASS.EXE trave, resultando na reinicialização do sistema.