Definição – o que significa a singularidade?
A Singularidade se refere ao surgimento de máquinas superinteligentes com capacidades que não podem ser previstas por humanos.
Essa ideia teórica parece ficção científica, mas o aumento da velocidade do poder da computação levou muitos especialistas a acreditar que ela acabará por transformar a vida humana em algo que não seria reconhecível hoje.
De acordo com o escritor de ficção científica Vernor Vinge, que popularizou o termo, a Singularidade pode ocorrer como resultado de inteligência artificial (IA), aprimoramento biológico humano ou interfaces cérebro-computador.
A Singularidade também é conhecida como: “A Singularidade Tecnológica”.
Definirtec explica a singularidade
A Singularidade foi originalmente criada pelo matemático John von Neumann, que – na década de 1950 – falou sobre como o progresso tecnológico cada vez mais acelerado poderia impactar a vida humana.
Em 1965, o matemático britânico IJ Good descreveu o que chamou de “explosão de inteligência”, onde uma “máquina ultra-inteligente … que pode superar de longe todas as atividades intelectuais do homem, por mais inteligente que seja”, poderia surgir; nesse caso, “a inteligência do homem ficaria muito para trás”.
Nos anos mais recentes, o termo foi popularizado pelo futurista Ray Kurzweil.
A palavra “singularidade” vem da astrofísica, onde é usada para se referir a um ponto no espaço-tempo onde as regras da física comum não se aplicam.
Essa ideia é paralela à forma como o termo é usado em um contexto tecnológico, porque se uma singularidade tecnológica ocorresse, os humanos seriam incapazes de prever eventos além desse ponto.
Esta definição foi escrita no contexto da Inteligência Artificial