Definição – o que significa linguagem assembly?
Uma linguagem assembly é uma linguagem de programação de baixo nível para microprocessadores e outros dispositivos programáveis. Não é apenas uma única língua, mas sim um grupo de línguas. Uma linguagem assembly implementa uma representação simbólica do código de máquina necessária para programar uma determinada arquitetura de CPU.
A linguagem assembly também é conhecida como código assembly. O termo também é freqüentemente usado como sinônimo de 2GL.
Definirtec explica a linguagem Assembly
Uma linguagem assembly é a linguagem de programação mais básica disponível para qualquer processador. Com a linguagem assembly, um programador trabalha apenas com operações que são implementadas diretamente na CPU física.
Linguagens assembly geralmente carecem de conveniências de alto nível, como variáveis e funções, e não são portáveis entre várias famílias de processadores. Eles têm as mesmas estruturas e conjunto de comandos da linguagem de máquina, mas permitem que um programador use nomes em vez de números. Esta linguagem ainda é útil para programadores quando a velocidade é necessária ou quando eles precisam realizar uma operação que não é possível em linguagens de alto nível.