Definição – O que significa APIs vStorage para integração de matriz (VAAI)?
APIs vStorage para Array Integration (VAAI) é uma estrutura de interface de programa de aplicativo (API) projetada pela VMware. A estrutura VAAI permite que o host ESX / ESXi descarregue algumas funções de armazenamento diretamente para o storage array, em vez de processar os dados por conta própria.
Por exemplo, uma implantação de operação padrão de uma máquina virtual (VM) a partir de seu modelo exige que o host ESX / ESXi leia os dados do modelo por meio do protocolo de armazenamento em uso e, em seguida, grave os dados no armazenamento enquanto clica a VM. A utilização do VAAI permite que essas operações sejam transferidas para o storage array, reduzindo a maioria das leituras e gravações repetitivas. As operações são concluídas mais rapidamente, resultando em sobrecarga mínima para unidades de processamento central (CPU).
Definirtec explica APIs vStorage para integração de matriz (VAAI)
Com a introdução do suporte para sistemas de armazenamento baseados em bloco (iSCSI ou Fibre Channel) no vSphere 4, o VAAI inclui as seguintes partes:
- O descarregamento de cópias permite que o sistema de armazenamento faça cópias completas dos dados dentro do array, bem como descarregar essa tarefa do servidor ESX.
- O bloqueio auxiliado por hardware permite que o vCenter descarregue comandos SCSI do servidor ESX no sistema de armazenamento. Isso ajuda a matriz a gerenciar potencialmente o mecanismo de bloqueio quando o sistema realiza atualizações de dados.
As melhorias no provisionamento thin do VAAI permitem arrays de armazenamento que utilizam o provisionamento thin para recuperar blocos de espaço assim que um disco virtual é excluído. Eles também ajudam a compensar o possível risco de um storage array com pouco provisionamento ficar sem espaço.
Os sistemas de armazenamento com provisionamento thin que oferecem suporte ao VAAI do vSphere 5 recebem avisos antecipados assim que os limites de espaço são atingidos. Além disso, o VAAI permite que os mecanismos pausem as máquinas virtuais por um período de tempo específico quando todo o espaço disponível acabar. Isso dá aos administradores tempo suficiente para adicionar o armazenamento necessário ou mover a VM para outro array.