Definição – O que significa a Lei de Proteção à Internet das Crianças (CIPA)?
O Children’s Internet Protection Act (CIPA) é uma lei federal que exige o uso de filtros da Internet e outras medidas para proteger as crianças de conteúdo explícito e impróprio.
O Congresso promulgou a CIPA em 2001 para proteger os menores de conteúdo ofensivo da Internet acessível por meio de organizações com financiamento público, como escolas e bibliotecas. Os administradores públicos, incluindo professores e bibliotecários, são responsáveis por supervisionar e garantir a adesão à CIPA.
Definirtec explica a Lei de Proteção à Internet das Crianças (CIPA)
E-rate é um programa federal que oferece descontos em serviços de Internet para escolas e bibliotecas em conformidade com a CIPA. De acordo com a CIPA, as organizações financiadas devem adotar sistemas de monitoramento da Internet e cumprir os requisitos formais de documentação e relatórios de segurança da Internet.
Os regulamentos da CIPA emitidos pela Federal Communications Commission (FCC) são os seguintes:
- As instituições financiadas devem fornecer políticas de segurança na Internet adequadas e eficazes.
- Conteúdo inseguro, como pornografia infantil ou outras imagens potencialmente perturbadoras, deve ser bloqueado.
- As instituições qualificadas devem realizar no mínimo uma audiência pública e fornecer amplo aviso sobre propostas de segurança.
Embora a maioria das organizações públicas restrinja o acesso ao Facebook e a outros sites de redes sociais, os destinatários da CIPA devem desenvolver e definir políticas de segurança na Internet para monitorar o uso da Web, mensagens instantâneas, bate-papo e e-mail.
A CIPA não exige o rastreamento do uso da Internet, mas é considerada um padrão legislativo para bloquear o acesso de menores de idade a conteúdo prejudicial da Internet.