Definição – O que significa Superinteligência Artificial (ASI)?
Superinteligência artificial é um termo que se refere ao tempo em que a capacidade dos computadores ultrapassará os humanos. A “inteligência artificial”, muito usada desde os anos 1970, refere-se à capacidade dos computadores de imitar o pensamento humano. A superinteligência artificial vai um passo além e postula um mundo no qual a capacidade cognitiva de um computador é superior à humana.
Definirtec explica Superinteligência Artificial (ASI)
A maioria dos especialistas concordaria que as sociedades ainda não atingiram o ponto da superinteligência artificial. Na verdade, engenheiros e cientistas ainda estão tentando chegar a um ponto que seria considerado inteligência artificial total, onde se poderia dizer que um computador tem a mesma capacidade cognitiva de um ser humano. Embora tenha havido desenvolvimentos como o supercomputador Watson da IBM derrotando jogadores humanos no Jeopardy, e dispositivos auxiliares como o Siri se engajando em conversas primitivas com as pessoas, ainda não há um computador que possa realmente simular a amplitude de conhecimento e habilidade cognitiva que um humano adulto totalmente desenvolvido possui . O teste de Turing, desenvolvido décadas atrás, ainda é usado para discutir se os computadores podem chegar perto de simular conversas e pensamentos humanos, ou se eles podem enganar outras pessoas para que pensem que um computador em comunicação é na verdade um humano.
No entanto, existem muitas teorias que antecipam a superinteligência artificial chegando mais cedo ou mais tarde. Usando exemplos como a lei de Moore, que prevê uma densidade cada vez maior de transistores, os especialistas falam sobre a singularidade e o crescimento exponencial da tecnologia, em que a inteligência artificial completa pode se manifestar em alguns anos, e a superinteligência artificial pode existir no século 21.