Definição – o que significa programação procedural?
A programação procedural é um paradigma de programação que usa uma abordagem linear ou de cima para baixo. Ele se baseia em procedimentos ou sub-rotinas para realizar cálculos.
A programação procedural também é conhecida como programação imperativa.
Definirtec explica a programação procedimental
Na programação procedural, um programa consiste em dados e módulos / procedimentos que operam nos dados. Os dois são tratados como entidades separadas. No paradigma da programação orientada a objetos (OOP), entretanto, um programa é construído a partir de objetos. Um objeto é uma instância de uma classe, que é um encapsulamento de dados (chamados campos) e os procedimentos (chamados métodos) que os manipulam. Na maioria dos casos, mas não em todos, os campos só podem ser acessados ou modificados por meio dos métodos. Um objeto, portanto, é como um programa em miniatura ou um componente independente, o que torna a abordagem OOP mais modularizada e, portanto, mais fácil de manter e estender.
Outro tipo de paradigma de programação com o qual a programação procedural pode ser contrastada é a programação orientada a eventos. Nesta abordagem, os procedimentos são chamados / executados apenas em resposta a eventos, que podem incluir cliques do mouse, toque no teclado, anexar ou remover um dispositivo, chegada de dados de uma fonte externa, etc. Como esses eventos são imprevisíveis, os procedimentos que tratam eles não podem ser executados linearmente como é o caso da programação procedural.