Definição – o que significa Full Stack?
Uma “pilha completa” no mundo da tecnologia é todo o conjunto de produtos de software e tecnologias usadas para realizar uma plataforma específica para aplicativos. Isso inclui elementos como o sistema operacional, software de banco de dados e muito mais.
A pilha completa fornece uma terminologia fácil para todo o conjunto de ferramentas que criou a arquitetura de um pipeline em TI corporativa.
Definirtec explica Full Stack
Alguns definem a “pilha completa” principalmente como sistemas front-end, banco de dados e back-end, junto com qualquer ‘middleware’ ou componente auxiliar que possa ser aplicado.
Outros incluem explicitamente o sistema operacional, componentes de armazenamento do fornecedor e muito mais em uma pilha completa detalhada. Um termo freqüentemente aplicado à ideia de uma pilha completa é o desenvolvedor de pilha completa – um profissional que entende todas as camadas e tecnologias que compõem a pilha completa.
Pilha completa também é um termo importante no contexto da nuvem e do software como serviço. O surgimento dessas tecnologias para oferecer suporte a aplicativos levou à evolução dos microsserviços, onde as pilhas de tecnologia completa se tornam muito mais complexas e diversificadas.
Com isso em mente, os cientistas de dados que podem se cobrar como desenvolvedores full stack podem, muitas vezes, escrever seus próprios tickets e são cada vez mais solicitados no mundo corporativo.