Definição – o que significa computação nômade?
A computação nômade é o uso de tecnologia de computação móvel para se conectar à Internet global ou usar recursos de dados específicos de um local armazenado enquanto se movimenta de um lugar para outro.
O fenômeno da computação nômade depende de uma série de inovações importantes que permitiram que pessoas em todo o mundo acessassem recursos compartilhados de praticamente qualquer lugar. Isso inclui o surgimento da Internet global, bem como avanços em mídia de armazenamento, design de servidor e criptografia e protocolos de segurança para acesso remoto.
A computação nômade também é conhecida como computação móvel.
Definirtec explica computação nômade
A ideia da computação nômade abrange muitos tipos diferentes de usos. Muitos usuários, frequentemente chamados de technomads, praticam a computação nômade graças ao número crescente de dispositivos móveis de alta potência. Mas a computação nômade pode ser um fenômeno muito mais antigo do que muitas pessoas acreditam. Na verdade, há algumas evidências de formas amadoras de computação nômade que são anteriores aos avanços que tornaram essa abordagem tão comum, e que o retro nômade envolveu muitas inovações interessantes em sua época.
Para muitos usuários hoje, muito de tudo o que acontece online ou em redes digitais acontece remotamente, em vez de em qualquer local centralizado.