Definição – O que significa Freedom Of Mobile Multimedia Access (FOMA)?
O Freedom of Mobile Multimedia Access (FOMA) é um serviço de telecomunicações 3G oferecido pela NTT DoCoMo.
O provedor de serviços de telecomunicações japonês lançou o FOMA em 2001, tornando-o o primeiro serviço 3G W-CDMA (Wideband Code Division Multiple Access) a entrar em operação.
O FOMA trabalha com o padrão Universal Mobile Telecommunications System (UMTS), tanto por meio de link de rádio quanto por meio da troca de cartão do Universal Subscriber Identity Module (USIM).
A NTT DoCoMo também fornece serviços HSPA conhecidos como FOMA High-Speed, que oferece velocidade de downlink de até 7.2 Mbit / se velocidade de uplink de até 5.7 Mbit / s.
Definirtec explica Freedom Of Mobile Multimedia Access (FOMA)
A NTT DoCoMo projetou a interface aérea W-CDMA, que é uma espécie de Direct Sequence CDMA (DS-CDMA), no final dos anos 1990. Posteriormente, foi autorizado pela International Telecommunication Union (ITU) como uma das interfaces aéreas para o International Mobile Telecommunications-2000 (IMT-2000).
Foi reconhecido pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI) como uma das três interfaces aéreas para UMTS. FOMA foi a primeira tecnologia a apresentar a tecnologia 3G de alta velocidade, capaz de dar aos telefones celulares muitas das mesmas funções que os computadores pessoais (PCs).
O serviço FOMA 3G permite que os clientes experimentem serviços mais sofisticados e mais rápidos da NTT DoCoMo. O serviço de Internet móvel i-mode aproveitou a taxa de transferência de dados melhor e mais rápida.
O serviço FOMA inicial incluía um serviço de comunicação de pacotes com velocidade de downlink de até 384 kbps e um serviço de comutação de circuitos fornecendo uplink de 64 kbps para upload de dados de grande volume.
Os usuários puderam ver vídeos, imagens estáticas e outros conteúdos multimídia com a ajuda de um laptop com backup de uma placa de rede 3G ou um terminal móvel. A NTT DoCoMo oferece uma ampla variedade de terminais da marca FOMA, que se destinam apenas ao mercado japonês.