Definição – o que significa paridade par?
Paridade par se refere a um modo de verificação de paridade em sistemas de comunicação assíncrona em que um bit extra, chamado bit de paridade, é definido como zero se houver um número par de um bit em um item de dados de um byte. Se o número de bits um somar a um número ímpar, o bit de paridade é definido como um.
Mesmo a verificação de paridade também pode ser usada no teste de dispositivos de armazenamento de memória.
Definirtec explica Even Parity
Os bits de paridade são adicionados às mensagens transmitidas para garantir que o número de bits com o valor de um em um conjunto de bits totalize números pares ou ímpares. Paridades pares e ímpares são as duas variantes dos modos de verificação de paridade.
Mesmo a paridade pode ser explicada mais claramente por meio de um exemplo. Considere a mensagem transmitida 1010001, que contém três unidades. Isso é transformado em paridade par ao adicionar um, tornando a sequência 1 1010001, de modo que haja quatro unidades (um número par). Se a mensagem transmitida tiver a forma 1101001, que já é um número par, um zero é adicionado para manter a paridade par. A mensagem resultante é 0 1101001, de forma que um número par de uns permanece na mensagem transmitida.
Até a verificação de paridade também é usada para testar dispositivos de armazenamento de memória. No entanto, para que isso funcione, o emissor e o receptor devem concordar em usar a verificação de paridade uniforme como a técnica básica de detecção de erros. Se um único bit for alterado durante a transmissão, as verificações de paridade podem detectar que os dados estão corrompidos. No entanto, mesmo a paridade pode falhar na detecção de erros introduzidos quando um número par de bits na mesma unidade de dados é alterado devido a ruídos elétricos.