Definição – O que significa Optical Jukebox?
Uma jukebox ótica é um dispositivo usado para armazenamento de dados robóticos por meio do qual os discos óticos podem ser carregados e descarregados automaticamente sem qualquer assistência humana externa. Esses discos são discos normais de armazenamento de dados, como discos compactos, DVDs, discos Ultra Density Optical ou Blu-ray e oferecem terabytes (TB) e petabytes (PB) de opções de armazenamento secundário.
Jukeboxes óticas também são conhecidas como bibliotecas de disco ótico, drives robóticos e autochangers.
Definirtec explica Optical Jukebox
Uma jukebox óptica pode ter até 2000 slots para discos e seu desempenho depende da rapidez, eficiência e eficácia com que atravessa esses slots. A taxa de transferência depende de vários fatores, incluindo algoritmos de classificação e colocação dos discos nas ranhuras. Esse tipo de dispositivo de armazenamento é usado principalmente em escala comercial e industrial para backups e situações de recuperação de desastres.
Inicialmente desenvolvidas para busca rápida e automatizada de discos, as jukeboxes ópticas agora são usadas como um dispositivo para armazenar dados arquivados. Os dados a serem armazenados são gravados uma vez, lidos muitos discos do tipo (WORM), portanto, não podem ser removidos ou alterados.