Definição – O que significa Engenharia de Requisitos?
Engenharia de requisitos é o processo de adequar os projetos de engenharia a um conjunto de requisitos de software essenciais. Isso é extremamente importante para a criação de resultados precisos em engenharia de software.
A engenharia de requisitos também é conhecida como análise de requisitos.
Definirtec explica Engenharia de Requisitos
Na engenharia de requisitos, os engenheiros examinam um conjunto de dados pertencentes às metas e objetivos do software: como ele funcionará e quais são as qualidades das propriedades que ele deve ter para fornecer os resultados necessários. Os engenheiros então trabalham a partir desses dados para olhar para soluções de codificação específicas que apóiem esses resultados. Os elementos da engenharia de requisitos incluem:
- Solicitação de requisitos, onde uma empresa de software obtém os requisitos de um cliente
- Análise de requisitos
- Especificação de requisitos
- Verificação de requisitos, onde os engenheiros confirmam que os requisitos são precisos
- Gerenciamento de requisitos, que combina processos com seus requisitos
É importante ressaltar que grande parte da engenharia de requisitos tem a ver com os stakeholders ou partes envolvidas no processo. Normalmente, os desenvolvedores de uma empresa de software adaptam os requisitos de software de acordo com as necessidades do cliente. Isso significa que muitas etapas da engenharia de requisitos acontecem durante a comunicação entre o cliente e a empresa de software.
Os especialistas em TI apontaram como a engenharia de requisitos continua sendo um desafio significativo para as empresas, em parte devido à natureza ambígua do desenvolvimento de software, o desafio de obter requisitos precisos de um cliente e o processo contínuo de adequar os processos internos de uma empresa de desenvolvimento às metas e objetivos de um cliente externo. Em outras palavras, a engenharia de requisitos tenta fazer a ponte entre o que o cliente e o que os desenvolvedores estão pensando e criar uma estrutura sólida e consistente para a construção real de produtos de software sofisticados.