Definição – o que significa memória de acesso aleatório (RAM)?
A memória de acesso aleatório (RAM) é um tipo de armazenamento de dados usado em computadores que geralmente está localizado na placa-mãe. Este tipo de memória é volátil e todas as informações armazenadas na RAM são perdidas quando o computador é desligado. A memória volátil é uma memória temporária, enquanto a ROM (memória somente leitura) não é volátil e mantém os dados permanentemente quando a energia é desligada.
O chip de RAM pode ser montado individualmente na placa-mãe ou em conjuntos de vários chips em uma pequena placa conectada à placa-mãe. Os tipos de memória mais antigos tinham a forma de chips chamados dual in-line package (DIP). Embora os chips DIP ainda sejam usados hoje, a maior parte da memória está na forma de um módulo, uma placa de circuito impresso estreita conectada a um conector na placa-mãe. Os três principais tipos de placas de circuito de memória contendo chips são: RIMMs (módulos de memória em linha Rambus), DIMMs (módulos de memória em linha duplos) e SIMMs (módulos de memória em linha simples). A maioria das placas-mãe hoje usa DIMMs.
Definirtec explica a memória de acesso aleatório (RAM)
Existem dois tipos principais de RAM: memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM) ou RAM dinâmica e memória de acesso aleatório estática (SRAM). A RAM na maioria dos computadores pessoais (PC) é a RAM dinâmica. Todos os chips de RAM dinâmica em DIMMs, SIMMs ou RIMMs precisam ser atualizados a cada poucos milissegundos, reescrevendo os dados no módulo.
A RAM estática (SRAM) é uma memória volátil e costuma ser usada na memória cache e nos registros porque é muito mais rápida e não requer atualização como a RAM dinâmica. SRAM retém informações e é capaz de operar em velocidades mais altas do que DRAM. Como a DRAM é muito mais barata que a SRAM, é comum ver fabricantes de PC usarem DRAM.
RAM dinâmica é a memória que precisa ser atualizada. A atualização é feita pelo controlador de memória que faz parte do chipset da placa-mãe. A RAM estática (SRAM) não precisa ser atualizada e é usada no cache de memória na unidade de processamento central (CPU); é chamado de cache L1, L2 e L3. SRAM original foi armazenada na placa-mãe; posteriormente, a SRAM estava dentro da caixa da CPU ou armazenada na placa-mãe e dentro da CPU.