Definição – o que significa lógica de programação?
A lógica de programação é uma construção fundamental aplicada à ciência da computação de várias maneiras abrangentes.
A lógica de programação envolve operações lógicas em dados concretos que funcionam de acordo com princípios lógicos e resultados quantificáveis.
Definirtec explica a lógica de programação
O termo lógica de programação tem suas raízes no avanço da ciência da computação. A lógica de programação começou apenas com ‘lógica dura e rápida’ compilada em algoritmos sofisticados e expressa em linguagens de programação como Prolog.
Os computadores básicos desenvolveram maneiras de lidar com números e estados lógicos, aplicando operadores específicos que levam a resultados precisos.
A distinção importante aqui é que a lógica de programação, e a lógica em geral, é fundamentalmente contraposta a outros tipos de programação que não são construídos em lógica rígida ou estados e resultados quantificáveis.
Por exemplo, a lógica modal por sua natureza é comparada às operações quânticas teóricas que não fornecem um estado de conjunto específico ao qual os computadores podem aplicar a lógica.
A lógica de programação em geral se baseia em uma base de lógica computacional que é compartilhada por humanos e máquinas, que é o que exploramos à medida que continuamos a interagir com novas tecnologias. Com isso em mente, pode-se desenvolver definições mais específicas de uma lógica de programação relacionada à base de um trecho de código.