Definição – o que significa chave de criptografia?
Uma chave de criptografia é uma sequência aleatória de bits criada explicitamente para embaralhar e desembaralhar dados. As chaves de criptografia são projetadas com algoritmos destinados a garantir que cada chave seja imprevisível e exclusiva.
Quanto mais longa a chave construída dessa maneira, mais difícil é quebrar o código de criptografia. Uma chave de criptografia é usada para criptografar, descriptografar ou realizar ambas as funções, com base no tipo de software de criptografia usado.
Definirtec explica a chave de criptografia
Criptografia é um tipo de segurança que converte dados, programas, imagens ou outras informações em cifras ilegíveis. Isso é feito usando uma coleção de algoritmos complexos para o conteúdo original destinado à criptografia.
As formas simétricas de sistemas de criptografia usam uma única senha para servir como descriptografador e criptografador. Os tipos simétricos usam algoritmos muito seguros. Um desses tipos foi adotado pelo governo dos Estados Unidos como Advanced Encryption Standard (AES) para armazenar informações classificadas. No entanto, uma desvantagem é que, como uma única chave é compartilhada, ela pode vazar ou ser roubada. Como parte do gerenciamento de chaves, é muito importante alterar a chave com freqüência para aumentar a segurança.
Os sistemas públicos de criptografia assimétrica também usam algoritmos altamente seguros, mas usam uma estratégia diferente para criptografar e descriptografar. O método de criptografia assimétrica usa duas chaves, chamadas de par de chaves. Uma é uma chave pública e a outra é uma chave privada. A chave pública pode ser compartilhada livremente entre vários usuários, pois ela serve apenas para criptografia. A chave privada não é compartilhada e é usada para descriptografar tudo o que foi criptografado pela chave pública.
Os algoritmos usados no processo de criptografia dependem do par de chaves. Para reverter o processo de criptografia, apenas a chave privada desse par de chaves específico pode ser usada. A mensagem ou e-mail é então entregue ao proprietário da chave pública. Quando o e-mail é recebido, a chave privada solicita uma senha antes do processo de descriptografia. Para manter a segurança ideal, esta senha deve ser entregue manualmente; no entanto, o software permite que um usuário armazene localmente a frase secreta para que as mensagens possam ser descriptografadas automaticamente.
Como a chave que causa a descriptografia não é compartilhada, a criptografia assimétrica é considerada mais confiável quando comparada à criptografia simétrica.