Definição – o que significa Gorilla Arm?
“Braço de gorila” é quando alguém que usa uma tela sensível ao toque vertical ou em pé sente fadiga ou começa a doer no braço, devido ao posicionamento desajeitado e pouco ergonômico necessário. É chamado de “braço do gorila” devido à semelhança com a forma como um gorila ou outro primata pode interagir com essas telas verticais. Compreender o braço do gorila e seu uso no contexto da ergonomia revela muitos elementos de design que impulsionaram novos produtos de consumo, como tablets, laptops dois em um e outros tipos de novos dispositivos com tela sensível ao toque.
O braço do gorila também é conhecido como síndrome do braço do gorila.
Definirtec explica o Gorilla Arm
O braço do gorila é o que acontece quando o usuário interage por um longo período com uma touchscreen vertical. O braço fica cansado e fica mais difícil interagir com a interface. Um excelente exemplo é o uso de um quiosque de chão, do tipo que você pode encontrar em uma biblioteca de aeroporto. O uso de curto prazo é relativamente fácil para a maioria dos usuários – mas com o passar do tempo, o fardo de levantar o braço e fazer as seleções causa um certo tipo de fadiga, já que o braço não está fisicamente apoiado de forma alguma.
Pode parecer um pequeno detalhe, mas o fenômeno do braço do gorila gerou elementos de design específicos nos dispositivos de usuário mais populares do mercado. Por exemplo, a Apple não inclui tecnologia de tela sensível ao toque sem suporte para seus dispositivos devido à pesquisa do usuário no braço do gorila. Portanto, este termo tem muito a ver com a forma como as pessoas interagem fisicamente com outras na Internet ou em outras redes.