Definição – O que significa DVD-9?
O DVD-9 é um DVD com duas camadas. Esses DVDs podem conter quase o dobro dos dados, aproximadamente 8.75 gigabytes em comparação com 4.7 de um DVD padrão. O termo refere-se a DVDs produzidos comercialmente e a DVDs graváveis.
Como esses discos têm duas camadas, eles também são conhecidos como DVDs de camada dupla.
Definirtec explica DVD-9
Um DVD-9 usa duas camadas diferentes em um lado do disco para dobrar a quantidade de dados que pode armazenar. Há um espaçador semitransparente entre as duas camadas do disco, normalmente feito de ouro. Isso pode ser facilmente visto em DVDs de camada dupla produzidos comercialmente na parte inferior do disco. Muitos filmes de Hollywood em DVD usam discos de camada dupla porque a capacidade extra permite que os estúdios lancem DVDs com melhor qualidade de imagem ao mesmo tempo em que habilita recursos especiais como trilhas de comentários.
A segunda camada começa na borda do disco e se move para dentro, enquanto a primeira camada começa no interior e se move para fora. Ao assistir a filmes em DVD, pode haver uma pausa momentânea no meio enquanto o laser do DVD player muda de camada. Alguns estúdios colocaram uma isenção de responsabilidade na embalagem do DVD explicando que isso é normal e não um indicador de que o disco está danificado ou com defeito.
Além dos discos comerciais, os discos DVD-9 estão disponíveis em formatos graváveis. Eles são vendidos como “DVD-R DL” e “DVD + R DL”, onde “DL” significa “camada dupla”. Onde os discos comerciais são fisicamente carimbados, esses discos graváveis são como os discos CD-R e CD-RW, onde o laser muda a cor do corante na parte inferior do disco para representar o padrão binário de 0s e 1s.