Definição – O que significa Don’t Be Evil?
Não seja mau é um slogan informal do Google. Esse lema foi concebido por dois funcionários do Google, Paul Buccheit e Amit Patel, na tentativa de promover uma cultura corporativa que colocasse os ganhos de longo prazo e a satisfação do usuário acima dos lucros de curto prazo. A empresa acredita que essa filosofia beneficia usuários e acionistas e que as empresas de Internet não precisam explorar os usuários para ganhar dinheiro.
Não seja mau também é incorretamente referido como não seja mau.
Definirtec explica Don’t Be Evil
A visão do Google – conforme declarada no prospecto IPO de 2004 da empresa – era conduzir os negócios de uma forma honesta e livre de qualquer trapaça. Esse slogan também foi criado como uma resposta aos concorrentes do Google, que o Google acreditava que exploravam os usuários para obter ganhos de curto prazo. Os executivos do Google gostaram tanto do lema que acrescentaram várias cláusulas à política corporativa da empresa, chamando-o de “Manifesto Não seja do Mal”.
Quaisquer que sejam as intenções do Google, Don’t Be Evil tem sido alvo de críticas de concorrentes, empreendedores online e defensores da privacidade que argumentam que o Google tem prejudicado injustamente sua tremenda influência e poder online.