Definição – o que significa trilha de auditoria eletrônica?
Uma trilha de auditoria eletrônica no contexto de registros médicos eletrônicos (EMR) é usada pelos seguintes motivos:
- Objetivos de segurança para avaliar quem está conectado aos registros do paciente.
- Finalidades de faturamento médico.
- Coleta de dados para relatórios de saúde pública e pesquisas médicas.
Os EMRs devem ser protegidos e seguros devido ao seu status online. Não é apenas imperativo proteger EMRs de acesso externo não autorizado, mas rastreamentos de dados são necessários para garantir que sejam acessados internamente somente quando necessário. Leis como a Lei de Seguro e Responsabilidade de Saúde (HIPAA) exigem que apenas usuários autorizados acessem os registros médicos.
Definirtec explica a trilha de auditoria eletrônica
As leis estão firmemente em vigor que orientam os administradores e equipes de saúde quanto à ética em torno dos registros médicos e confidencialidade do paciente. Não fazer isso pode resultar em pesadas penalidades e também em prisão. As trilhas de auditoria eletrônica para pontos de acesso EMR devem ser projetadas para garantir conformidade e autenticação de confidencialidade. Não apenas as leis HIPAA relacionadas são extremamente importantes, mas as organizações de saúde às vezes são obrigadas por agências de saúde pública estaduais e federais a reunir diagnósticos de dados e surtos de doenças. O tempo alocado para isso geralmente é mínimo e, portanto, os sistemas EMR precisam ser projetados com isso em mente.
Outro uso para trilhas de auditoria de dados é rastrear registros de faturamento médico. As contas médicas eram, sem dúvida, eletrônicas muito antes dos registros médicos. Mas eles se tornaram tão automatizados que, quando notas eletrônicas de progresso, notas cirúrgicas ou notas de tratamento de alta entram no sistema eletrônico, o código para o diagnóstico ou procedimento é enviado automaticamente para o departamento de faturamento. Trilhas de auditoria eletrônica também podem ser utilizadas para fins de pesquisa médica para coletar dados e reconciliar prontamente as reações adversas de medicamentos em estudo com um recurso rápido, como uma trilha de auditoria.