Definição – O que significa Memória de Acesso Aleatório Estático (SRAM)?
A memória de acesso aleatório estática (RAM estática ou SRAM) é um tipo de RAM que armazena dados de forma estática, ou seja, enquanto a memória tiver energia. Ao contrário da RAM dinâmica, ela não precisa ser atualizada.
SRAM armazena um bit de dados em quatro transistores usando dois inversores de acoplamento cruzado. Os dois estados estáveis caracterizam 0 e 1. Durante as operações de leitura e gravação, outros dois transistores de acesso são usados para gerenciar a disponibilidade de uma célula de memória. Para armazenar um bit de memória, são necessários seis transistores de efeito de campo semicondutor de óxido metálico (MOFSET). MOFSET é um dos dois tipos de chips SRAM; o outro é o transistor de junção bipolar. O transistor de junção bipolar é muito rápido, mas consome muita energia. MOFSET é um tipo de SRAM popular.
O termo é pronunciado “S-RAM”, não “sram”.
Definirtec explica Static Random Access Memory (SRAM)
Existem dois tipos de RAM: memória de acesso aleatório estática (SRAM) e memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM). A memória principal de um computador é a RAM dinâmica. Todos os chips DRAM nos módulos de memória em linha (RIMMs) da Rambus, módulo de memória em linha único (SIMM) e módulo de memória em linha duplo (DIMMs) precisam ser atualizados a cada poucos milissegundos. (Isso é feito reescrevendo os dados no módulo.)
DRAM é atualizado continuamente mais de 100 vezes por segundo. A memória de acesso aleatório estática (SRAM) é muito mais rápida e não requer atualização como a RAM dinâmica.
Embora a SRAM possa operar em velocidades mais altas do que a DRAM, sua fabricação é mais cara devido à sua estrutura interna complexa, portanto, a maior parte da RAM da placa-mãe é DRAM. Além disso, devido ao seu tamanho condensado, não é ideal para a memória principal. A SRAM é mais adequada para operações secundárias, como a memória cache rápida da CPU e o armazenamento de registros. SRAM é mais freqüentemente encontrado em discos rígidos como cache de disco. Também é encontrado em CDs (CDs), impressoras, roteadores de modem, discos versáteis digitais (DVDs) e câmeras digitais.
O tempo de acesso da SRAM é muito mais rápido que o da DRAM. SRAM tem cerca de 10 nanossegundos; O tempo de acesso da DRAM é de cerca de 60 nanossegundos. Além disso, o tempo de ciclo da SRAM é muito mais curto que o da DRAM porque não precisa ser atualizado. O tempo de ciclo de SRAM é menor porque não precisa parar entre os acessos para atualizar.