Definição – o que significa gerenciamento de rede?
O gerenciamento de rede é uma ampla gama de funções, incluindo atividades, métodos, procedimentos e o uso de ferramentas para administrar, operar e manter sistemas de rede de computadores de maneira confiável.
A rigor, o gerenciamento de rede não inclui equipamentos terminais (PCs, estações de trabalho, impressoras, etc.). Em vez disso, diz respeito à confiabilidade, eficiência e capacidade / capacidades dos canais de transferência de dados.
Definirtec explica gerenciamento de rede
Embora não haja uma definição precisa do termo devido a ser um conceito tão amplo, algumas das áreas principais estão resumidas abaixo:
- Administração de rede: Envolve rastrear e inventariar os vários recursos de rede, como monitorar linhas de transmissão, hubs, switches, roteadores e servidores; também envolve monitorar seu desempenho e atualizar seu software associado – especialmente software de gerenciamento de rede, sistemas operacionais de rede e aplicativos de software distribuídos usados por usuários de rede.
- Operação de rede: envolve o funcionamento suave da rede conforme projetado e planejado, incluindo monitoramento próximo das atividades para abordar e corrigir problemas de maneira rápida e eficiente à medida que ocorrem e, de preferência, mesmo antes que os usuários percebam o problema.
- Manutenção da rede: Isso envolve o reparo oportuno e as atualizações necessárias para todos os recursos da rede, bem como medidas preventivas e corretivas por meio de comunicação e colaboração com os administradores da rede. O trabalho de exemplo inclui a substituição ou atualização de equipamentos de rede, como switches, roteadores e linhas de transmissão danificadas.
- Provisionamento de rede: envolve a configuração de recursos de rede para oferecer suporte aos requisitos de um serviço específico; serviços de exemplo podem ser recursos de voz ou requisitos crescentes de banda larga para facilitar a mais usuários.