Definição – O que significa Smart Grid?
Uma rede inteligente é uma rede elétrica baseada em tecnologia digital usada para fornecer eletricidade aos consumidores por meio de comunicação digital bidirecional. Este sistema permite o monitoramento, análise, controle e comunicação dentro da cadeia de abastecimento para ajudar a melhorar a eficiência, reduzir o consumo e custo de energia e maximizar a transparência e confiabilidade da cadeia de abastecimento de energia. A rede elétrica inteligente foi introduzida com o objetivo de superar as deficiências das redes elétricas convencionais usando medidores de rede inteligentes.
Muitas instituições governamentais em todo o mundo têm incentivado o uso de redes inteligentes por seu potencial para controlar e lidar com o aquecimento global, resiliência de emergência e cenários de independência energética.
Definirtec explica Smart Grid
A tecnologia de rede inteligente é uma forma estendida de tecnologia analógica que também foi introduzida para controlar o uso de aparelhos através do emprego de comunicação bidirecional. No entanto, a prevalência de acesso à Internet na maioria das residências tornou a implantação da rede inteligente mais confiável. Os dispositivos de smart grid transmitem informações de tal forma que permite que usuários comuns, operadores e dispositivos automatizados respondam rapidamente às mudanças nos sistemas de condição de smart grid.
A rede inteligente é igualmente vantajosa para empresas, lojas de varejo, hospitais, universidades e corporações multinacionais. Todo o sistema de rede inteligente é automatizado para rastrear o consumo de eletricidade em todas as localidades. A arquitetura da rede também é combinada com software de gerenciamento de energia para estimar o consumo de energia e seu custo associado para uma empresa específica. Geralmente, os preços da eletricidade aumentam junto com a demanda. Ao fornecer aos consumidores informações sobre o consumo atual e os preços da energia, os serviços de gerenciamento de energia da rede inteligente ajudam a minimizar o consumo durante os horários de pico de demanda e alto custo.
Um sistema de rede inteligente moderno tem os seguintes recursos:
- Ele pode se reparar.
- Ele incentiva a participação do consumidor nas operações da rede.
- Ele garante uma fonte de alimentação consistente e de qualidade premium que resiste a vazamentos de energia.
- Permite que os mercados de eletricidade cresçam e façam negócios.
- Ele pode ser operado com mais eficiência.
Os principais recursos de uma rede inteligente incluem:
- Manuseio de carga: A soma / total da carga da rede elétrica não é estável e varia com o tempo. Em caso de carga pesada, um sistema de rede inteligente pode aconselhar os consumidores a minimizar temporariamente o consumo de energia.
- Suporte de resposta à demanda: Oferece aos usuários uma maneira automatizada de reduzir suas contas de eletricidade, orientando-os a usar dispositivos eletrônicos de baixa prioridade quando as tarifas são mais baixas.
- Descentralização da Geração de Energia: Um sistema de rede distribuída ou descentralizada permite que o usuário individual gere energia no local, empregando qualquer método apropriado a seu critério.