Definição – O que significa Virtual Private Server (VPS)?
Um servidor virtual privado (VPS) é um servidor virtual que o usuário percebe como um servidor dedicado / privado, embora esteja instalado em um computador físico executando vários sistemas operacionais.
Um servidor virtual privado também é conhecido como servidor dedicado virtual (VDS).
Definirtec explica Virtual Private Server (VPS)
O conceito de servidor virtual privado pode ser melhor explicado como uma máquina virtual que atende às necessidades individuais de um usuário, assim como um computador físico separado dedicado a um determinado usuário. O servidor virtual dedicado oferece a mesma funcionalidade e privacidade de um computador físico normal. Vários servidores virtuais privados podem ser instalados em um único servidor físico, cada um executando seu próprio sistema operacional.
Um servidor virtual privado pode consistir em um software de servidor Web, um programa de protocolo de transferência de arquivos, um programa de servidor de e-mail e diferentes tipos de software de aplicativo para e-commerce de blogs.
Os servidores virtuais privados conectam serviços de hospedagem na Web compartilhados e serviços de hospedagem dedicada, preenchendo a lacuna entre eles. Como os servidores virtuais dedicados podem ter sua própria cópia do sistema operacional, o VPS fornece ao usuário privilégios de superusuário no sistema operacional. O VPS permite que o usuário instale qualquer tipo de software capaz de ser executado naquele sistema operacional.
Com a evolução do software e da tecnologia de virtualização, um grande número de empresas está oferecendo hospedagem de servidor privado virtual a um custo razoável. A hospedagem é não gerenciada ou não medida, caso em que o usuário é responsável por gerenciar e monitorar o servidor e pode transferir uma quantidade ilimitada de dados em uma linha de largura de banda fixa.