Definição – o que Hub (rede) significa?
Um hub, no contexto de rede, é um dispositivo de hardware que retransmite dados de comunicação. Um hub envia pacotes de dados (quadros) para todos os dispositivos em uma rede, independentemente de quaisquer endereços MAC contidos no pacote de dados.
Definirtec explica Hub (rede)
Um switch é diferente de um hub porque mantém um registro de todos os endereços MAC de todos os dispositivos conectados. Assim, ele sabe qual dispositivo ou sistema está conectado a qual porta. Quando um pacote de dados é recebido, o switch sabe imediatamente para qual porta enviá-lo. Ao contrário de um hub, um switch de 10/100 Mbps alocará todos os 10/100 Mbps para cada uma de suas portas, e os usuários sempre terão acesso à largura de banda máxima – uma grande vantagem de um switch sobre um hub.
Os tipos comuns de hubs usados em rede são hubs de rede, hubs passivos, hubs inteligentes e de comutação.
- Hubs de rede: são pontos de conexão comuns para dispositivos de rede, que conectam segmentos de uma LAN (rede local) e podem conter várias portas – uma interface para conectar dispositivos de rede, como impressoras, dispositivos de armazenamento, estações de trabalho e servidores. Um pacote de dados que chega à porta de um hub pode ser copiado para outras portas, permitindo que todos os segmentos da rede tenham acesso ao pacote de dados.
- Hubs passivos: servem apenas como caminhos ou conduítes para a passagem de dados de um dispositivo, ou segmento de rede, para outro.
- Hubs inteligentes: também conhecidos como hubs gerenciáveis, esses hubs permitem que os administradores de sistema monitorem os dados que passam e configurem cada porta, ou seja, determinar quais dispositivos ou segmentos de rede estão conectados à porta. Algumas portas podem até ser deixadas abertas sem conexão.
- Hubs de comutação: esses hubs realmente leem os atributos de cada unidade de dados. Os dados são então encaminhados para a porta correta ou pretendida.