Definição – O que significa Preboot Execution Environment (PXE)?
O ambiente de execução de pré-inicialização (PXE), pronunciado como “pixie”, permite que os computadores inicializem remotamente por meio de uma interface de rede. O PXE permite que uma máquina cliente inicialize a partir de um servidor independente dos discos rígidos e do sistema operacional instalado.
O PXE foi introduzido como um componente na estrutura Wired for Management (WfM) da Intel em 1999. O WfM da Intel foi agora substituído pela Active Management Technology, mas o PXE ainda é uma ferramenta valiosa para muitos administradores de rede em todo o mundo.
Esse termo também é conhecido como ambiente de pré-execução.
Definirtec explica Preboot Execution Environment (PXE)
A inicialização da rede é geralmente aplicada em um ambiente sem disco usando roteadores e computadores gerenciados centralmente, também conhecidos como clientes finos. Ambientes de computação centralizados fornecem custos de manutenção reduzidos, segurança aprimorada e controle aprimorado sobre as estações de trabalho do sistema.
O código PXE geralmente é entregue com máquinas de computador em um chip ROM ou um disco de inicialização para permitir a inicialização e configuração remotas. O processo usa protocolos de rede como o protocolo de datagrama do usuário (UDP), o protocolo de transferência de arquivos trivial (TFTP), o protocolo da Internet (IP) e o protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP).
Algumas das principais vantagens do PXE são:
- A máquina cliente ou estação de trabalho não requer um dispositivo de armazenamento ou sistema operacional.
- A extensão da rede e a adição de novos computadores clientes são facilitadas porque o PXE é independente do fornecedor.
- A manutenção é simplificada porque a maioria das tarefas é realizada remotamente.
- O armazenamento de dados centralizado fornece segurança da informação.