Definição – O que significa Volume Shadow Copy Service (VSS)?
O Serviço de Cópias de Sombra de Volume (VSS) é um conjunto de interfaces de Modelo de Objeto de Componente (COM) no Microsoft Windows que fornece a estrutura para fazer backups de volume e para criar cópias de dados pontuais e consistentes (conhecidas como cópias de sombra). Aplicativos de negócios, aplicativos de backup, soluções de recuperação rápida, serviços de sistema de arquivos e hardware de armazenamento são colocados em coordenação para que o VSS possa produzir cópias de sombra consistentes. A tecnologia requer o uso do New Technology File System (NTFS) para criar e armazenar as cópias de sombra. O VSS foi introduzido pela primeira vez no Windows XP e as cópias de sombra podem ser criadas em volumes locais ou externos.
O serviço de cópias de sombra de volume também pode ser conhecido como serviço de cópia de sombra ou instantâneo de volume.
Definirtec explica Volume Shadow Copy Service (VSS)
As cópias de sombra são criadas nomeadamente por dois métodos: Cópia completa ou cópia diferencial. Ambos os métodos resultam em duas imagens de dados: volume original e volume da cópia de sombra. O volume original tem acesso total de leitura / gravação, enquanto a cópia de sombra tem apenas direitos de acesso de leitura.
O método de cópia completa faz uma cópia completa dos dados no volume, por meio de métodos de hardware ou software. O método de cópia diferencial faz uso de blocos, que armazenam as novas alterações feitas no volume original. Um buffer é então usado para construir logicamente a cópia de sombra. O método de cópia diferencial ajuda a criar as cópias de sombra rapidamente, pois está apenas gravando as alterações. No entanto, para restaurar os dados, o volume de dados original precisa estar presente o tempo todo.