Definição – o que significa cópia segura?
Cópia segura (SCP) é um protocolo de transferência de arquivos, que ajuda a transferir arquivos de computador com segurança de um host local para um host remoto. Ele funciona na técnica do protocolo Secure Shell (SSH).
O termo cópia segura se refere ao protocolo SCP ou ao programa SCP. O protocolo SCP é um protocolo de rede de transferência de arquivos, que oferece suporte a recursos de criptografia e autenticação. Ele é baseado no Protocolo de Cópia Remota (RCP) do Berkeley Software Distribution (BSD), que é executado na porta 22 usando o protocolo SSH.
Definirtec explica Secure Copy
O SCP pode ser chamado mais de uma combinação de RCP e SSH do que de protocolo, porque a transferência de arquivos é executada usando RCP e a autenticação e criptografia são fornecidas pelo protocolo SSH. O SCP mantém a confidencialidade dos dados que estão sendo transferidos e protege a autenticidade, impedindo que os farejadores de pacotes extraiam informações valiosas dos pacotes de dados.
O protocolo SSH suporta a inclusão de atributos básicos, como permissões e carimbos de data / hora para o arquivo a ser carregado. A inclusão de um atributo de data / hora não é suportada no FTP comum. O cliente fornece ao servidor todos os arquivos a serem carregados. Uma solicitação de download dos arquivos e diretórios é enviada pelo cliente. O servidor fornece ao cliente todos os subdiretórios e arquivos disponíveis para download. Como o download é controlado pelo servidor, há chances de riscos de segurança quando conectado a um servidor malicioso.
Por outro lado, o programa SCP implementa o protocolo SCP como um cliente ou daemon de serviço. O programa do servidor SCP e o cliente SCP são um e o mesmo. Um exemplo típico de um programa SCP é o programa SCP de linha de comando disponível com a maioria das implementações SSH.