Definição – O que significa Visual Programming Language (VPL)?
Uma linguagem de programação visual (VPL) é uma linguagem de programação que usa elementos gráficos e figuras para desenvolver um programa.
Um VPL emprega técnicas para projetar um programa de software em duas ou mais dimensões e inclui elementos gráficos, texto, símbolos e ícones em seu contexto de programação.
Uma linguagem de programação visual também é conhecida como linguagem gráfica executável.
Definirtec explica Visual Programming Language (VPL)
Uma linguagem de programação visual permite o desenvolvimento de programas de software, eliminando o código de software textual com uma série de elementos gráficos visuais. O VPL incorpora esses elementos gráficos como o contexto principal da linguagem organizados em uma ordem sistemática. Os gráficos ou ícones incluídos em um programa visual servem como entrada, atividades, conexões e / ou saída do programa.
Uma linguagem visual pode ser um de alguns tipos, como linguagens baseadas em ícones, linguagens de diagramação e linguagem baseada em formulários. As linguagens visuais não devem ser confundidas com as linguagens de programação baseadas em GUI, pois elas fornecem apenas serviços de criação de programas gráficos. No entanto, seu código / contexto é totalmente textual.
Kodu, Blockly e UML executável são exemplos populares de linguagens de programação visual.