Asp.net

Definição – o que significa ASP.NET?

ASP.NET é um modelo de desenvolvimento web unificado integrado ao .NET framework, projetado para fornecer serviços para criar aplicativos e serviços web dinâmicos. Ele é construído no Common Language Runtime (CLR) do .NET framework e inclui benefícios como interoperabilidade multilíngue, segurança de tipo, coleta de lixo e herança.

Mark Anders e Scott Guthrie da Microsoft criaram a primeira versão do ASP.NET em 1992. Ele foi criado para facilitar o desenvolvimento de aplicativos distribuídos de maneira estruturada e orientada a objetos, separando a apresentação e o conteúdo e, portanto, escrever um código limpo. ASP.NET usa o modelo code-behind para gerar páginas dinâmicas com base na arquitetura Model-View-Controller.
Eles têm algumas das principais diferenças do ASP, uma versão anterior do ASP.NET. O modelo de objeto do ASP.NET, portanto, melhorou significativamente em relação ao ASP, o que o torna totalmente compatível com versões anteriores do ASP.

Essas diferenças incluem:
1. Uso de código compilado (em vez de código interpretado),
2. Modelo de script do lado do servidor orientado a eventos,
3. Gestão estadual,
4. Desenvolvimento rápido de aplicações utilizando controles e bibliotecas do framework .NET.
5. O código de programação dinâmica é colocado separadamente em um arquivo ou tag especialmente designada. Isso evita que o código do programa seja modificado durante o tempo de execução.

Definirtec explica ASP.NET

O ASP.NET funciona com o Internet Information Server (IIS) para entregar o conteúdo em resposta às solicitações do cliente. Enquanto processa as solicitações, o ASP.NET fornece acesso a todas as classes .NET, componentes personalizados e bancos de dados, semelhante ao de um aplicativo de desktop.

Os formulários da Web são os blocos de construção do desenvolvimento de aplicativos no ASP.NET. Eles fornecem muita flexibilidade, permitindo que os controles sejam usados ​​em uma página como objetos. Esses controles podem lidar com eventos como Carregar, Clicar e Alterar, semelhantes aos de aplicativos de desktop. Além de formulários da Web, o ASP.NET pode ser usado para criar serviços da Web em XML que podem permitir a construção de aplicativos da Web modulares e distribuídos, escritos em qualquer linguagem. Esses serviços são interoperáveis ​​em uma variedade de plataformas e dispositivos.

Além disso, o ASP.NET implementa o gerenciamento de estado, enviando as informações (viewstate) relacionadas ao estado dos controles em um formulário da Web para o servidor em uma solicitação de postback. Ele fornece aplicativos de execução lado a lado de várias denominações, permitindo que sejam instalados no mesmo sistema com diferentes versões de frameworks .NET. Além disso, ele usa suporte XML para armazenamento, configuração e manipulação de dados. No entanto, quando se trata de proteger seus aplicativos, o ASP.NET usa a segurança de acesso ao código e os recursos de segurança baseados em funções do .NET framework e métodos inerentes do IIS para autenticação de credenciais de usuário.