Definição – O que significa Minicomputador?
Um minicomputador é um tipo de computador que possui a maioria dos recursos e capacidades de um computador grande, mas é menor em tamanho físico.
Um minicomputador preenche o espaço entre o mainframe e o microcomputador e é menor que o primeiro, mas maior que o último. Os minicomputadores são usados principalmente como servidores de pequeno ou médio porte que operam em aplicações comerciais e científicas. No entanto, o uso do termo minicomputador diminuiu e se fundiu com servidores.
Um minicomputador também pode ser chamado de computador de médio porte.
Definirtec explica Minicomputador
Os minicomputadores surgiram em meados da década de 1960 e foram desenvolvidos pela IBM Corporation. Eles foram projetados principalmente para aplicativos e serviços de negócios que exigem o desempenho e a eficiência de computadores mainframe. Minicomputadores são geralmente usados como servidores de médio porte, onde podem operar aplicativos de software de médio porte e oferecer suporte a vários usuários simultaneamente.
Os minicomputadores podem conter um ou mais processadores, suportar multiprocessamento e tarefas e geralmente são resilientes a altas cargas de trabalho. Embora sejam menores do que mainframe ou supercomputadores, os minicomputadores são mais poderosos do que computadores pessoais e estações de trabalho.