Definição – o que significa bug de software?
Um bug de software é um problema que faz com que um programa trave ou produza uma saída inválida. O problema é causado por lógica insuficiente ou errônea. Um bug pode ser um erro, engano, defeito ou falha, que pode causar falha ou desvio dos resultados esperados.
A maioria dos bugs se deve a erros humanos no código-fonte ou em seu design. Diz-se que um programa tem bugs quando contém um grande número de bugs, que afetam a funcionalidade do programa e causam resultados incorretos.
Definirtec explica bug de software
Alguns bugs podem não ter efeitos graves na funcionalidade do programa e podem permanecer sem serem detectados por um longo tempo. Um programa pode travar quando bugs graves não forem identificados. Outra categoria de bugs, chamada de bugs de segurança, pode permitir que um usuário mal-intencionado ignore os controles de acesso e obtenha privilégios não autorizados.
Alguns dos piores bugs da história incluem:
- Na década de 1980, bugs no código que controlava a máquina chamada Therac-25, usada para radioterapia, levaram à morte de pacientes.
- Em 1996, o foguete de US $ 1.0 bilhão chamado Ariane 5 foi destruído alguns segundos após o lançamento devido a um bug no programa de computador de orientação a bordo.
- Em 1962, um bug no software de voo da espaçonave Mariner I fez com que o foguete mudasse o caminho esperado.
- Na década de 1990, um bug foi encontrado na nova versão dos interruptores de longa distância # 4ESS de controle de software da AT&T que causou a pane em muitos computadores.